Neste artigo vamos realizar a instalação dos serviços mais utilizados no caso de um Servidor de Web/Correio no Linux. O objetivo final desta série de artigos é montar uma estrutura de rede de uma corporação, contendo roteamento, serviços de rede, correio e proteção anti-spam.
Para esta primeira edição vamos utilizar um disco (DVD) baixado diretamente do site “Debian Org” na sua edição 10 (chamada de Buster).
Para baixar a versão “stable” clique no link abaixo:
https://www.debian.org/releases/stable/

Instalando o Debian 10
Iniciando a instalação do Debian 10. Não vou me aprofundar sobre como será feita a instalação (virtualização ou máquina fisica), que tipo de virtualização, etc… No meu caso escolhi instalar o Debian em um ambiente virtualizado, utilizando o VMWare Player, por exemplo.
Na primeira tela, escolho a opção “Install”;

Neste momento escolho o idioma de instalação. Neste caso selecionei a opção “Inglês” e na sequência escolho minha localização: “outro” > “América do Sul” e finalmente “Brasil”:





Selecione o idioma/teclado a ser utilizado:

Insira um nome para o Servidor (hostname):

Caso seu servidor faça parte de uma rede com dominio, informe o dominio no campo solicitado:

Inisira a senha para o usuario “root” do sistema e repita na proxima janela.

Agora crie uma conta de usuario padrão, que será utilizada para administrar o servidor. (Lembrando que não é recomendado utilizar a conta root como usuário padrão do sistema).

Selecione o timezone referente a sua localização:

Agora chegamos na parte de partições de disco. Por padrão, neste assistente de instalação ele oferece a opção de utilizar o disco todo (modo Guiado). Mas há também as opções de Utilizar o Disco todo e configurar o LVM (Logical Volume Management), Configurar o LVM criptografado ou fazer a partição manual.
Para nosso laboratório vamos utilizar a primeira opção, mas em outro artigo explicarei como utilizar o LVM.

Como temos apenas um disco em nosso sistema, será este mesmo a ser selecionado. Se houvesse mais de um , ele te daria a opção de escolher em qual partição/disco seria instalado o sistema Debian.

Nesta etapa o sistema pergunta se todos os “arquivos” serão criados em uma unica partição:

Finalizando o particionamento e concluindo a gravação no disco:


Neste momento o assistente lhe pergunta se deseja verificar um outro CD/DVD do Debian, responda “Não” para continuar:

Agora o assistente lhe pergunta se deseja utilizar um “espelho de rede” para baixar os pacotes via repositórios da Internet:

Responda “Sim” e escolha então o País mais próximo de onde serão baixados os repositorios:


No caso de sua rede utilizar proxy para conexão externa, configure o endereço do servidor proxy, porta, usuario e senha, se necessário:

A instalação dos pacotes é iniciada:

O assistente lhe perguntará se deseja participar da pesquisa de utilização de pacotes. No meu caso eu informei que não:

Por ultimo será solicitado quais softwares serão instalados inicialmente em nosso servidor. Eu escolhi a opção do Gnome (como gerenciamento de area de trabalho (ambiente gráfico), servidor de impressão, servidor SSH e utilitários padrão. Optei por não instalar o servidor Web neste momento, para que possamos abordá-lo num próximo artigo.

Ao término, você ainda será perguntado se deseja instalar o Grub (Gerenciador de inicialização). Fica a seu critério instalar ou não.
Assim que o sistema reiniciar, você já poderá visualizar o seu sistema Debian 10 instalado e a tela de Login será apresentada:

Conforme dito anteriormente, o sistema é extremamente intuitivo e não requer conhecimento anterior para realizar a instalação do ambiente (de maneira simples, básica).
Espero que tenham gostado!
Até o próximo artigo!