O procedimento de remoção de uma nova role ou feature não é nenhuma novidade e é um procedimento muito simples. No entanto, acredito que algumas pessoas iniciantes no mundo “Server” possam encontrar alguma dificuldade nestes processos. Por isto criei este artigo.
Para isto existem dois procedimentos: via Powershell ou utilizando o Server Manager.
A primeira opção, via Powershell, basta executar os comandos abaixo. Neste exemplo irei remover a feature de Hyper-V:
Remove-WindowsFeature -Name Hyper-V
Para realizar o processo via interface gráfica, acesse no menu Iniciar > Server Manager:
Na tela principal do Server Manager acesse: “Add roles and features”:
Veja na opção em destaque que para “Remover roles, services and features” você precisa clicar no link “Start the Remove Roles and Features Wizard”, ou seja, iniciar o Assistente de remoção:
Selecione o servidor em questão que terá as features removidas. (Caso tenha mais de um servidor sendo gerenciado pelo Server Manager):
Selecione a feature que deseja remover e clique em “Next”:
Clique no botão “Remove” para dar inicio à desinstalação da feature:
Ao termino, uma tela será apresentada informando que a função foi removida/desinstalada com sucesso:
Espero que tenha ajudado!
Obrigado!