É possivel que você não tenha ainda utilizado a opção de “Segmentos de LAN” da configuração de rede do VMWare.
Por padrão, o VMware Workstation Pro fornece rede “bridge” (VMnet0), rede NAT (VMnet8) e rede “host only” (VMnet1) como opções de rede virtual (VMnets).
No editor de redes virtuais do VMware é possível é criar VMnets personalizadas. Como limitação do sistema, apenas 20 VMnets podem ser criadas. Na verdade, com exceção das três redes anteriormente citadas, ficamos com apenas 17 redes virtuais possíveis.
Com a função “segmentos de LAN” não existe* esse limite, podendo criar quantos segmentos de LAN forem necessários.
Nas configurações de Hardware da maquina virtual, em “Adaptador de Rede” você deve optar pelo tipo de conexão a ser utilizada. Por padrão, você pode configurar a placa para ser utilizada em Modo Bridge (conectado diretamente a placa física), NAT (compartilhando seu IP real) ou Host-only (rede privada).
Além disto é possível utilizar a configuração customizada, criando uma nova interface virtual ou então (o que nos interessa), utilizar a segmentação de LAN.
No exemplo abaixo criei 3 segmentos de LAN:
- Router – é a rede em que os roteadores irão se comunicar
- SP – rede local do roteador SP-RT
- NY – rede local do roteador NY-RT
Basicamente, ao associar a conexão de rede de cada máquina ao seu respectivo Segmento de Lan, não se faz necessário criar interface no Vmware, ou ter todo um trabalho de configuração de rede na ferramenta. A distribuição de IPs e conectividade ficam por conta dos SOs.