Ferramentas de “Segurança” com Malware embutido na PlayStore

Desde 2018 quando foi descoberto pela Kaspersky, os especialistas da empresa alertam usuários sobre cuidados ao baixar ferramentas que prometem segurança entre outras funções um tanto desconfiáveis.

Trata-se do Trojan BRatA (Brazilian RAT for Android) ou malware de acesso remoto para dispositivos móveis com sistema Android a partir do Lollipop 5.0.

Uma vez feito o acesso indevido não autorizado ao dispositivo, a ferramenta permite aos criminosos tais ações como:

  • Roubar e-mails; Senhas;
  • Instalar keyloggers (para capturar o que for digitado);
  • Ter acesso as mensagens instantâneas;
  • Ativar câmera e microfone;
  • Entre outras coisa, já que o indivíduo terá acesso total ao aparelho.

Geralmente estes aplicativos podem aparecer no repositório de softwares (Google PlayStore) disfarçado de correção de vulnerabilidades, ferramentas de segurança ou limpeza, ou qualquer outro aplicativo. Uma vez instalado, esses aplicativos requerem que o usuário forneça permissões para o aplicativo e a partir daí, o criminoso poderá controlar seu aparelho sem mesmo que você saiba.

Para se proteger contra este tipo de ataque, recomenda-se a utilização de um sistema de proteção conhecido, como por exemplo os sistemas de proteção para dispositivos móveis da Kaspersky, além de utilizar o bom senso, desconfiar de aplicativos desconhecidos, não fornecer todos os acessos que o software requisitar (caso desconfie), não clicar em URLs tendenciosas e maliciosas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *