Já está disponível agora em Português (PT-BR) a nova versão do KSC 13.
Siga o link abaixo para fazer download:
Depois de baixar o produto, disponibilize-o no servidor que será o responsável pelo Gerenciamento da estrutura de endpoints da sua empresa.
Lembrando que para instalar o KSC é necessário já ter um Banco de Dados Microsoft SQL ou MariaDB ou MySQL instalado previamente.
Dê um clique duplo para abrir o gerenciador de instalação do KSC13.
Ao abrir o gerenciador, clique sobre a opção “Instalar o Kaspersky Security Center 13”:
Será aberta a janela de boas vindas ao Assistente de Instalação. Clique em “Avançar”:
O sistema realizará uma breve checagem nos requisitos necessários como .NET framework. Se estiver ok, clique apenas em “Avançar”:
Clique nas caixas de seleção para confirmar e aceitar os contratos de licença de uso e políticas de privacidade do produto/Kaspersky:
Selecione o tipo de instalação: Padrão ou Personalizada.
Na instalação padrão, tanto a integração com SNMP quanto a parte de gerenciamento de dispositivos móveis não serão instaladas. Você pode em qualquer momento instalar posteriormente.
No caso, selecionei a opção “Personalizada” para exibir as opções citadas acima:
O sistema perguntará qual tipo de console você deseja instalar. A recomendação é que se utilize a console Web, no entanto você tem a opção de instalar ambas, assim você se acostuma com a nova interface da console Web ao tempo que utiliza ainda a interface MMC:
Selecione a quantidade de dispositivos que irá (aproximadamente) gerenciar com este servidor:
Selecione que tipo de banco de dados será integrado ao KSC13. Desde versões anteriores é possível utilizar um banco de Dados MySQL (MariaDB) também. Neste caso, selecionei a opção MS SQL:
Lembrando que o banco de dados é pré-requisito para a instalação do KSC. Caso não tenha nenhum banco instalado, cancele a instalação do KSC, instale um Banco de Dados e então retorne para a instalação do produto.
Clique no botão procurar para localizar a instância criada durante a instalação do banco de Dados SQL:
Selecione o modo de autenticação do Banco de Dados. A recomendação é utilizar o modo de Autenticação Windows, devido alguns fatores, dentre eles a facilidade posterior de trocar a senha do Administrador do Serviço.
O sistema pode gerar automaticamente as contas de Serviço do KSC13:
Selecione o caminho para a pasta compartilhada, usada nas instalações de Agentes, Endpoints entre outros. Por padrão o sistema utiliza a pasta KLSHARE. Neste caso basta clicar em “Avançar”:
O sistema já insere as portas padrões utilizadas pelo sistema. Recomenda-se não altera-las:
Defina o endereço de seu servidor de Administração. Atenção, este endereço será utilizado para conexão dos agentes de redes e dispositivos para fazer a sincronização com o Servidor. Este endereço deverá ser alcançado por toda sua rede onde tenham endpoints.
O mesmo se dará para os dispositivos móveis (caso tenha):
Finalmente clique em “Instalar” para dar inicio ao processo de instalação, verificação dos requisitos, integração com o banco, etc.
Passados os processos iniciais, o assistente iniciará um novo instalador, desta vez do Web Console. Lembre-se de verificar se está selecionado o idioma correto:
O Assistente de Boas Vindas do instalador do Web Console será aberto:
Clique na caixa de seleção para confirmar o aceite dos termos de contrato de licença de uso:
O assistente sugere um local para instalar o Web Console (recomendado):
O assistente agora sugere o endereço (caso esteja instalado o Web Console no próprio Servidor de Administração) e porta. Há um botão de teste para validar se a porta sugerida pelo sistema está disponível:
O sistema pode criar automaticamente contas de serviço para o Web Console (recomendado):
Por se tratar de uma console Web, o sistema necessita de um certificado. Ele fará o processo de gerar um certificado baseado na informação do domínio selecionado:
Caso haja mais de um servidor de Administração, você poderá inclui-los na lista de Servidores Confiáveis:
O assistente iniciará a instalação do Web Console:
Ao termino você receberá a mensagem de que o Web Console foi instalado com êxito:
E por ultimo você receberá a mensagem de que seu KSC 13 foi instalado com sucesso. O assistente te perguntará se deseja abrir seu novo servidor utilizando uma das opções de console:
Em seu desktop aparecerá o ícone para acesso do Web Console:
Esse é o portal para autenticação (geralmente o login que você irá utilizar, é a conta qual realizou a instalação e que está logado):
E essa é a nova “cara” do Web Console, bem mais intuitiva e simples: