Nos dias atuais, dificilmente você verá sistemas (principalmente servidores) rodando em máquinas físicas. A era da virtualização já está consagrada há algum tempo no mercado e expandindo cada vez mais, agora também na nuvem.
Embora possa parece dificil, criar uma maquina virtual para utilização de testes, homologação é muito fácil e não requer muito conhecimento.
Você só precisa ter um hardware adequado que consiga fornecer recursos para seu sistema Host e também para os sistemas “convidados”.
Neste tutorial vou mostra de maneira bem simples a criação de uma maquina virtual Windows 10 em um sistema de virtualização Microsoft Hyper-V.
Para isto vamos precisar primeiramente já ter um sistema Hyper-V implementado, que você pode ver no artigo, e ter uma ISO do sistema operacional que vamos utilizar, no caso um disco do Windows 10.
No caso de meu Hyper-v, já podemos observar que já existe uma maquina criada:
Vamos então criar nossa nova maquina virtual. No canto direito da tela, clique em “New > Virtual Machine”:
Será exibido um assistente que lhe auxiliará na criação da sua maquina virtual. Clique em “Next”:
Nesta tela você deverá definir o nome da sua Maquina Virtual. No caso, defini como “Windows 10”.
Você também pode optar por onde será armazenada sua maquina virtual no disco da sua maquina principal (o hipervisor). Neste caso, vamos deixar default, pois há espaço suficiente no meu C:.
Se no seu caso houver mais espaço em outro disco, basta selecionar a opção “Store the virtual machine in a different location” e selecionar o caminho.
Agora você precisa escolher a geração de maquinas virtuais quais você irá trabalhar. Se você for utilizar maquinas criadas em versões mais antigas do Hyper-V, selecione a primeira opção (Generation 1):
Escolhe a quantidade de memória que será alocada para esta maquina virtual. Você pode optar pelo uso Dinamico de memoria, assim, você aloca um range de memoria e conforme for necessitado, o hypervisor destinará a quantia para a maquina.
Selecione a interface de rede que esta maquina irá trabalhar. Esta interface pode ser reconfigurada posteriormente nas configurações da maquina virtual. Veja que dependendo da disponibilidade de interfaces “reais” do Hyper-V, ele te mostrará quais opções disponiveis. Você pode também criar Switches Virtuais e especificar as interfaces de rede.
Como esta é uma maquina nova, será ainda criado o disco virtual para ela. Porém é possivel também escolher entre discos já criados para outras maquinas, por exemplo.
Neste caso vamos criar um novo disco virtual e atrelar a esta maquina virtual. Defina o tamanho do espaço em disco para ser utilizado:
Como a ideia é já criar a maquina virtual e instalar um sistema operacional, optamos por instalar o sistema utilizando uma imagem .ISO:
Se tudo estiver ok, nosso assistente informará as etapas a serem realizadas e clicamos no botão “Finish” para iniciar a criação da maquina virtual:
Máquina criada, clicamos em “Start” para iniciar a instalação do Sistema Operacional. Em seguida clique em “Connect”:
E então começamos o procedimento de instalação normal, como em qulquer computador físico:
Aí basta seguir o assistente de instalação do sistema Windows:
E finalmente temos nossa maquina virtual com Windows 10: