Como proteger seu smartphone Android em caso de furto com o KIS

O Kaspersky Internet Security possui um modulo de bloqueio de aplicativos, que em conjunto com a facilidade de bloqueio por biometria de alguns aparelhos (a maioria atualmente), enriquece o poder de bloqueio de acesso aos seus principais aplicativos.

Através deste módulo de proteção, você pode selecionar quais aplicativos será necessário o desbloqueio antes de utilizar, como por exemplo aplicativos de bancos, aplicativos de senhas, emails, redes sociais, etc…

Com isto, a cada vez que clicar sobre o ícone da aplicação desejada, o sistema pedirá para utilizar um PIN ou sua biometria para desbloquear e liberar o acesso à aquela determinada aplicação.

Primeiramente baixe o Kaspersky lá na Play Store.

Depois verifique se seu dispositivo possui as funções de bloqueios como PIN, Biometria, etc…

Em Configurações > Tela de Bloqueio:

Depois selecione “Tipo de Bloqueio de Tela”:

E finalmente localize a opção “Biometria” e ative-a (caso ainda não tenha ativado):

Caso não possua biometria em seu aparelho, pode utilizar a função de PIN.

Configurada a opção de bloqueio de tela, vamos configurar o Kaspersky para bloquear nossos aplicativos. Para isto acesse o APP da Kaspersky:

Assim que o aplicatico abrir, localize a opção “Bloquear o aplicativo”:

Selecione quais aplicativos irão necessitar de senha/biometria para abrir e mude a chave para ativa:

Obs.: O bloqueio ocorrerá cada vez que você trocar de APP, fechar o app ou bloquear o celular.

Feito a seleção dos aplicativos, vamos ao teste:

Na tela principal vou tentar acessar a aplicação da Coinbase (exchange de criptomoedas):

Observe que ao tentar acessar a aplicação, o sistema bloqueia e me solicita ou PIN ou Biometria para desbloquear:

Esta função é muito útil, pois hoje em dia em caso de furto ou até mesmo perda de seu smartphone, uma pessoa com más intenções dificilmente conseguirá desbloquear o acesso as aplicações, ou ele precisará recorrer a outros métodos, incluindo a restauração de fabrica, o que não lhe garantirá o acesso aos seus aplicativos importantes.

Lembrando que em muitos casos noticiados, os criminosos acabam descobrindo as senhas dos usuários através de SMSs recebidos, ou até mesmo através da própria aplicação de e-mail da vitima, por isto, vale verificar quais aplicações ativar esta proteção.

Recomendo também ativar a proteção para acesso as redes (wifi e 4G) e também o acesso às configurações gerais do aparelho, uma vez que os criminosos podem tentar desativar alguma função ou instalar/desinstalar alguma ferramenta maliciosa como tentativa de obter informações.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *