Blockchain, será o futuro?

Primeira passo é compreender o que é a blockchain!

Blockchain é um sistema de registro de informações de uma forma que torna difícil ou impossível alterar, hackear ou manipular o sistema.

Um blockchain é um livro-razão digital de transações que é duplicado e distribuído por toda a rede de sistemas de computador no blockchain. Cada bloco na cadeia contém uma série de transações e cada vez que uma nova transação ocorre, um registro dessa transação é adicionado ao livro-razão de cada participante.

O banco de dados descentralizado gerenciado por vários participantes é conhecido como Distributed Ledger Technology (DLT).

Link para o curso: Compreendendo a Blockchain

O Blockchain é um tipo de DLT em que as transações são registradas com uma assinatura criptográfica imutável chamada hash.

E por que o tema Blockchain está tão em alta?

No passado, houve muitas tentativas de criar dinheiro digital, no entanto, todas elas falharam.

O maior problema disso é a confiança.

Por exemplo, supondo que alguém crie uma nova moeda, como podemos confiar que essa pessoa não dará a si mesma milhares dessa nova moeda e depois trocar por moedas de valor como dólar, real, euro…

O Bitcoin foi projetado para resolver esse problema usando um tipo específico de banco de dados chamado blockchain.

A maioria dos bancos de dados normais, como um banco de dados SQL por exemplo, tem um administrador responsável que, se quiser, pode alterar as entradas (por exemplo, dando a si mesmo, milhares da nova moeda).

O Blockchain é diferente porque a administração não é centralizada, e não há um único administrador.

O blockchain é administrado pelas pessoas que o usam. Além do mais, os bitcoins não podem ser falsificados, hackeados ou gastos em dobro – então, as pessoas que possuem esse dinheiro podem confiar que ele tem algum valor.

Em termos técnicos, O que é Blockchain?

Um blockchain é um como um “livro-razão” (como um Banco de dados) público de transações.

Ele é mantido e verificado por uma rede de computadores e usuários, descentralizados,  e utilizam um mecanismo de consenso para confirmar os dados.

Cada computador em uma rede blockchain mantém sua própria cópia do registro compartilhado, tornando quase impossível para um único computador alterar quaisquer transações anteriores ou para que agentes mal-intencionados sobrecarreguem a rede.

Na prática, vários computadores gravam e atualizam simultaneamente as trocas de informações que realizam, o que significa que o conteúdo não está aglomerado em um único servidor e nem controlado por uma entidade.

Isto faz também com que toda a transação seja passível de rastreamento, pois como o próprio nome diz “blockchain” (cadeia de blocos), os blocos são imediatamente interligados ao bloco anterior, permitindo o rastreamento completo de uma transação fim a fim.

Mas, o que é um bloco?

Bloco neste contexto seria como um registro. Um registro onde são armazenados dados, informações das mais variadas.

Podem ser dados de uma transação de criptomoedas, por exemplo.

Dentro deste bloco há informações como Dados, Hash, timestamp (ou registro de data e hora), entre outras informações.

O curso completo sobre blockchain você pode encontrar no link abaixo:

Link: Compreendendo a Blockchain

E seria este o futuro? Todos (Governos e empresas) usando Blockchain??

Acredito que sim, já há movimentos de governos para automatizar os processos de compra e venda de imóveis, registro de imóveis e passa-los para a rede blockchain em alguns países.

Em um próximo artigo devo falar mais sobre a usabilidade da blockchain nos dias atuais e o que ele pode nos ofertar de facilidades.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *