HAR (HTTP Archive format) é um registro da interação de um navegador da Web com um site. Essas informações são necessárias para solucionar problemas do console da Web em aplicativos da Web.
O log HAR deve ser coletado da máquina da qual você está tentando se conectar ao aplicativo da web.
Alguns exemplos de uso:
- Você está tentando acessar uma aplicação web e recebe erros durante o processo.
- Você está trabalhando em um projeto de aplicação web e precisa consultar os logs durante a navegação pelo sistema
Para estes casos, muitas vezes o desenvolvedor necessita analisar os logs durante a reprodução do problema e através de navegadores como Chrome, Firefox (entre outros) é possivel capturar esses logs e salva-los para uma posterior analise.
Como capturar os Logs HAR
Primeiramente abra o navegador (preferencialmente Chrome ou Firefox). No exemplo utilizei o Firefox.
No canto direito superior, há um botão (também conhecido como botão “hamburguer”), cliique nele:
Em seguida, encontre a opção “Mais ferramentas”:
E então serão exibidas algumas opções. Selecione a opção “Ferramentas de Desenvolvimento”. Como atalho direto, pode-se utilizar a sequencia Ctrl+Shift+I:
Será aberto então na parte inferior do browser, uma janela com varias opções de depuração, como Console, Debugger, Network (Rede), entre outros.
Como estamos analisando um caso de acesso ao sistema, vamos utilizar a opção “Rede”. Clique na opção “Rede” e em seguida clique no botão “Recarregue” logo abaixo.
A pagina será carregada novamente e começarão a popular os dados de acesso ao sistema:
Ao finalizar o teste/analise, clique com o botão direito sobre os dados da tela e aparecerá um menu com as opções, incluindo a de salvar como arquivos HAR:
Salve os arquivos e envie para analise do desenvolvedor.