Afinal o que é o tal ChatGPT que tanto se fala atualmente?
Segundo o próprio sistema respondeu:
GPT é uma sigla para “Geradora de Treinamento Prévio Transformador”. É um tipo de modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que é capaz de gerar texto semelhante ao humano ao prever a próxima palavra em uma sequência com base no contexto fornecido pelas palavras que a precedem. O GPT pode ser afinado para uma variedade de tarefas de linguagem, como tradução, resumo e resposta a perguntas, e tem alcançado o estado da arte em muitas benchmarks. Não fica claro o que você quer dizer com “chat GPT”. Poderia fornecer mais contexto ou esclarecer sua pergunta?
Em um melhor contexto:
O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada pela tecnologia AI que permite que você tenha conversas com um chatbot semelhantes às conversas que temos com os seres humanos. O ChatBot pode responder perguntas, ajudá-lo à criar textos, redações, artigos e o mais interessante: pode gerar códigos de programação basico e intermediario, desde que você tenha alguma noção de programação, obviamente. Atualmente, o uso está aberto ao público gratuitamente porque o ChatGPT está em fase de pesquisa e coleta de feedback.
E como começar a usar essa poderosa ferramenta?
Basta acessar: https://openai.com/blog/chatgpt/
Você deve fazer um cadastro (que pode ser utilizando suas contas Google, ou outras) e em seguida será aberta a tela principal do Chatbot:
Logo na tela principal, já temos uma barra onde você pode digitar seus questionamentos.
Como teste, eu pedi para o Chat criar uma estrutura de código HTML onde fosse exibida a mensagem WIT-IT com ChatGPT:
Obviamente é um codigo extremamente simples, porém, dando mais detalhes ao chatbot você consegue ir aperfeiçoando o código:
Posso dizer que é possível montar sites e programas completos utilizando o auxilio do Chatbot. Abaixo mais um exemplo, porém desta vez peço ao chat para criar um código em Powershell que me traga informações do PC:
Claro que como todo sistema de Inteligência Artificial, ainda não é 100% correto e em alguns testes ele conduziu algumas respostas erradas, porém, é de grande serventia e base para muitos novos projetos que devem vir por ai.
A própria Microsoft já está analisando a possibilidade de utilizar a inteligência do OpenAI para melhorar suas pesquisas do navegador Bing.
O que eu posso dizer é que essa tecnologia está no começo e ainda vai nos surpreender e nos auxiliar muito!