ChatGPT – Automatização de Tarefas

Recentemente explodiu nos noticiários, blogs e canais de noticias informações a respeito de uma ferramenta super poderosa, com o poder de realizar tarefas somente com um comando escrito por uuma pessoa em um prompt de texto.

Essa ferramenta chama-se ChatGPT, criado pela empresa OpenAI em 2018, o ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em “Transformer” um modelo de processamento de linguagem que foi treinado em grandes quantidades de dados de texto e é capaz de gerar texto coerente a partir de prompt (input). O modelo foi apresentado pela primeira vez em 2017 em um artigo intitulado “Attention is All You Need” e é conhecido por sua arquitetura baseada em atenção. O ChatGPT foi treinado especificamente para conversação humana.

Com uma aparência simples, parecida com um de um site de busca, nem transparece o poder que tem por de trás desse frontend.

Já existem milhares de artigos, vídeos no youtube relacionando a utilização da ferramenta com outras ferramentas existentes, combinando entre criação de conteúdo, scripts e respostas com aplicações de mercado, como por exemplo utilizar o ChatGPT para gerar Queries de SQL ou gerar funções para o Excel. Sim, é possível e muito mais.

Em um exemplo prático, solicito ao prompt para gerar um script em PowerShell, que me possibilite por exemplo listar todos os objetos de um Active Directory:

Ah! E um detalhe, o sistema entende perfeitamente seus questionamentos em Português!

Outro detalhe importante: Por se tratar de um aprndizado de maquina, as resposta nem sempre serão as mesmas. Eu mesmo já solicitei este script algumas vezes e acredito que esta seja uma terceira versão.

A ferramenta também tem sido utilizada (mal-utilizada) no auxilio à criação de malwares por exemplo.

Automatizando Scripts de Rede (Switches e Roteadores)

Outra utilidade que encontrei foi para a geração de scripts para Switches e Routers. Baseado da informação do dispositivo (quantidade e tipo de portas, por exemplo), o sistema é capaz de gerar scripts inteiros com a programação de um switch (ou router), prontos para serem carregados via terminal.

Eis um exemplo de configuração de um Roteador. Primeiramente configurando o terminal SSH dele:

O interessante é a riqueza de detalhes e informações que ele nos fornece. Por exemplo, além de gerar o script de configuração, ele coloca observações e comentários sobre os comandos que ele forneceu.

Agora solicito ao ChatGPT para criar um script de configuração de uma rede MPLS (qualquer) entre um Roteador A e um Roteador B e vamos ver o que acontece:

Ele então separou os scripts de acordo com os roteadores:

Automatizando scripts em Linux

Imagine você um Administrador de sistemas/redes e necessita urgentemente criar um Script que tenha o objetivo de listar (diariamente) todos os serviços em estado “stopped” e enviar um e-mail de alerta para o Administrador tomar alguma ação ou então você pode também criar um script para fazer este trabalho por você?

Obviamente um profissional experiente em Linux poderia ter criado esse script em pouco tempo, talvez alguns minutos. O sistema gerou tudo em menos de 1.

Não tive a oportunidade ainda de testar o script acima, mas com certeza eu farei.

A ideia aqui é mostrar que o sistema tem capacidade de gerar respostas (úteis e funcionais) na casa dos segundos e que isto permite a nós (da area de TI) nos preocuparmos com outras atividades.

Quer outro exemplo?

Gerando script de criação de Base de Dados MongoDB

Pedi ao ChatGPT para criar uma base de dados em MongoDB contendo 6 tabelas (cada um com um nome de planetas do filme StarWars). Dentro de cada tabela inserir os campos Nome, Papel, genero) e por final preencher as tabelas com nomes de personagens do Starwars. Eis o resultado:

E isso é só o começo. É possivel utilizar o ChatGPT em conjunto com Midjourney e/ou Dall-E para criar animações/imagens com modelos de inteligencia artificial.

Espero que tenham gostado e que este artigo tenha sido util!