Docker é uma ferramenta que permite que desenvolvedores e administradores de sistemas empacotem, distribuam e executem aplicações em ambientes isolados chamados contêineres.
Esses contêineres são como caixas virtuais onde você pode colocar tudo o que uma aplicação precisa para funcionar, como o código, as bibliotecas e as configurações. Isso garante que a aplicação funcione da mesma forma em qualquer lugar, seja no computador de um desenvolvedor, em um servidor de testes ou em um servidor de produção.
Imagine que você quer enviar uma encomenda para alguém. Se você simplesmente enviar esta encomenda sem proteção, ela pode chegar amassada, esmagada ou danificada. Mas se você colocar a encomenda em uma caixa resistente, certamente ela chegará intacta ao destino.
O Docker faz algo semelhante com aplicações: ele coloca a aplicação e tudo o que ela precisa em uma “caixa” (onde denominamos “contêiner”) para que ela possa ser “enviada” e executada em diferentes ambientes sem problemas.
Docker também ajuda a economizar recursos, pois vários contêineres podem ser executados no mesmo computador, compartilhando o mesmo sistema operacional, em vez de cada um precisar de sua própria máquina virtual com um sistema operacional completo. Isso torna a execução de aplicações mais eficiente e fácil de gerenciar.
O Docker pode, e tem sido usado constantemente em diversos ambientes e cenários como:
- Desenvolvimento de Sistemas;
- Ambientes de Testes e Integração Continua
- Em implantações e escalonamento de aplicações
- Microsserviços
- Ambientes de Computação em Nuvem
- Machine Learning e Data Science
- Ambientes de Ensino e Laboratórios